Os eleitos da Selecção Nacional de futebol, para o Campeonato Africano das Nações (CHAN) que terá lugar no Quénia, Tanzânia e Uganda, serão anunciados, nesta quinta-feira, pelo técnico Pedro Gonçalves, em conferência de imprensa.
De realçar que o combinado nacional garantiu a qualificação para a prova a decorrer de 1 a 28 de Fevereiro próximo, ao deixar pelo caminho o Lesotho, no mês de Dezembro, a quem venceu por duas bolas a zero, na cidade de Durban, África do Sul, terras de Nelson Mandela, e perdeu por 1-0 no Estádio 11 de Novembro, na capital angolana.
O combinado nacional participará pela quinta vez no CHAN, sendo que a melhor prestação foi em 2011, no Sudão (medalha de prata), onde foi derrotado na final pela Tunísia por três bolas sem resposta.
Em 2016, ficou na fase de grupos, no Rwanda, em 2018, chegou aos quartos-de-final, em Marrocos, e voltou a quedar-se na mesma posição em 2022, na Argélia. Eis os jogadores que integraram a última convocatória: Guardaredes – Neblú (1.º de Agosto), Rui (Interclube), Nsesane (Sagrada Esperança).
Defesas – Alexandre Abel (Sagrada Esperança), Hossi, Eddie Afonso, Kinito, Pedro Bondo, Vidinho (Petro de Luanda), Lito (Kabuscorp do Palanca), Caíca (Interclube) e Mabelé (1.º de Agosto).
Médios – Além, Soba (Interclube), António Malamba (Desportivo da Huíla), Calebi (1.º de Agosto), Manico (Bravos do Maquis), Megue (Petro de Luanda) e Dos Santos (Williete). Avançados – Dabanda (Sagrada Esperança), Fernandinho (1.º de Agosto), Jaredi, Julinho, Vanilson, (Petro de Luanda), Jó (Bravos do Maquis) e Kaporal (Wiliete).
Por: Kiameso Pedro