Na sexta-feira passada, o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) realizou a última Consulta Pública destinada à colecta de contribuições para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Integral da Juventude (PEDIJ) 2024-2027.
Sob o lema “Com os jovens, Angola vai vencer”, o titular da pasta do desporto em solo angolano, Rui Falcão, assegurou que a acção foi o culiminar de um processo inclusivo e participativo que envolveu vozes de todos os cantos do país.
Destacou a importância da participação activa dos jovens na construção de políticas que os afectem directamente. “A juventude é a força motriz da nossa Nação. É o seguimento da nossa sociedade que mais precisa de ser ouvido, apoiado e capacitado para enfrentar os desafios do presente e futuro”, disse.
Noutra vertente, o Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto aprovado recentemente tem como base o apoio ao desporto escolar, comunitário, de alto nível intermédio, federado e de alto rendimento.
Por outro lado, contém medidas que visam o fortalecimento das infra-estruturas desportivas, através de investimento público no sector do desporto, e destaca a necessidade de se estabelecerem parcerias com o sector privado para alavancar a indústria desportiva em Angola.