A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, reconheceu ontem, em Luanda, aposta e trabalhos da Federação Angolana de Ténis (FAT) e agentes nos escalões de formação, para o desenvolvimento da modalidade no país.
Ao falar na abertura do Circuito Africano em Sub-14 da Federação Internacional (ITF) e continental (CAT), em ambos os sexos, no Kikuxi, em Viana, a governante afirmou que as acções das respectivas entidades nacionais permitem augurar um futuro promissor em Angola.
“Estamos muito satisfeitos com o empenho e dedicação da FAT e outros parceiros, como Academia de Ténis Kikuxi Villas Club, que realizam um trabalho digno, em prol do desenvolvimento do desporto.
O nosso reconhecimento também vai para os dirigentes, treinadores, praticantes e outras pessoas envolvidas na causa do ténis e de centenas de crianças”, disse.
Na sua intervenção, a titular do cargo também realçou a necessidade dos “pequenos” jogadores cultivarem o espírito de “fair play”, tanto no campo como fora dele.
Ainda, o melhor aproveitamento das excelentes infra-estruturas do Kikuxi postas a disposição dos tenistas.
Acrescentou que a actividade desportiva, a iniciar em tenra idade, permite um crescimento harmonioso do praticante, que deve ser incentivado pelos pais, encarregados de educação e professores.
Anunciou, igualmente, a realização, proximamente, do Circuito em Sub-18, no país.
Por sua vez, o presidente da FAT, Platini Mendes, reiterou o engajamento da instituição no fomento e expansão da especialidade em todas as províncias.