A Selecção nacional de futebol sub-17 estreia-se hoje no CAN do Reino de Marrocos, quando medir forças com Mali, no Estádio Municipal Berrechid, a partir das 17:00 (hora de Angola), em desafio válido para o grupo D
Sob o comando técnico de Domingos da Silva “Mitó”, os Palanquinhas sabem melhor do que ninguém que terão imensas dificuldades para somar os primeiros três pontos. Por um lado, os malianos entram sem qualquer pressão, uma vez que estão habituados a estas andanças.
Por outro lado, conquistaram o evento continental por duas ocasiões, nomeadamente em 2015 (Níger) e 2017 (Gabão). Além disso, foi vice-campeão em 1997, tendo em 1999 (Guiné Conacri) e 2001 (Ilhas Seicheles) ficado em terceiro lugar, sendo que em 1995 (anfitrião) e 2023 (Argélia), terminou na quarta posição.
Em virtude desses dados, os malianos partem como favoritos, mas Domingos da Silva “Mito” e pupilos acreditam que podem pontuar. Para tal, não devem deixar o adversário explorar as suas melhores características, como lances de bola parada e organização nas saídas de bola.
Em declarações à imprensa, o técnico da Selecção Nacional, Domingos da Silva “Mito” destacou a motivação do grupo, mas reconheceu que não serão favas contadas, em virtude da dimensão do adversário nas provas sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF). Recorde-se que na segunda jornada, isto é, no dia 4 do corrente mês, a selecção angolana bate-se com a Côte d’ivoire.
Na terceira e última ronda, os palanquinhas defrontam a República Centro Africana, no dia 7. De realçar que a melhor classifica- ção de sempre do conjunto nacional foi a terceira posição alcançada na edição de 2019, na Tanzânia, mercê do triunfo diante da Nigéria, por duas bolas a uma.
Para esta edição, o combinado nacional será representado por: Guarda-redes – Gelson (Petro de Luanda), Luís (Victoria FC de Portugal) e Tremoço (Oriental de Lisboa); Defesas -Ivan (Nacional de Benguela), Galinha (Petro de Luanda), Josemar (Petro de Luanda), Lourenço (Petro de Luanda), Marquito (AFA) e Hugo (Interclube); Médios – Athos (Famalicão de Portugal), Lucas (AFA), Densel (Real Massama de Portugal), Flávio (Rio Ave de Portugal), Puna (Houston Dynamo FC dos Estados Unidos), Jairo (AFA), Manelson (AFA) e Omar (AFA); Atacantes – Ayase (Belenenses de Portugal), Edilá- sio (Petro de Luanda), Eliseu (1.º de Agosto), Kalanguinha (Petro de Luanda), Rasgado (Rio Ave) e Ginima (1.º de Agosto). Recorde- se que a prova é selectiva para o Campeonato do Mundo, que terá lugar no Qatar, em Novembro do corrente ano.
POR:Kiameso Pedro