Na cidade moçambicana de Matola, a Selecção Nacional de futebol falhou, ontem, o apuramento à final da Taça Cosafa em sub-20, após perder por uma bola sem resposta diante da África do Sul.
Em função desta derrota, o combinado angolano está também afastada do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2025, no Reino de Marrocos, bem como o Mundial do Chile.
Os Palanquinhas, às ordens de Kito Ribeiro, entraram em campo algo tímidos, uma vez que entregaram a iniciativa do jogo aos sulafricanos.
Aos 19 minutos, o guarda-redes Domingos da Silva, atleta que actua no Petro de Luanda, foi incapaz de evitar o golo do avançado da África do Sul, Lee Jody Ahshene.
Na segunda parte, o seleccionador nacional alterou o sistema táctico, de modo a conseguir chegar ao tento do empate, quiçá, da vitória, mas os avançados não estavam com apontaria afinada durante o tempo regulamentar.
Na outra meia-final, a Zâmbia, detentora do troféu, eliminou o Zimbábwe. Deste modo, a selecção da África do Sul e da Zâmbia vão decidir, neste sábado, o título da competição, a partir das 12 horas (horário de Angola).