A Selecção Nacional de futebol tem hoje no- venta minutos para chegar ao CAN que o Marrocos vai acolher no próximo ano. No embate da quarta jornada do grupo F, qualificativo para a maior festa do desporto-rei em África, Angola mede forças com o Níger, em solo marroquino, às 17:00.
Os nigerinos, que jogam em casa emprestada por conta dos conflitos internos que estão a atravessar, sacodem a pressão. Por isso, atribuem vantagem aos Palancas Negras, que em Luanda venceram por duas bolas sem resposta o adversário.
O triunfo colocou os Palancas Negras na liderança com nove pontos, logo, se vencer hoje, chega ao CAN a duas jornadas do fim da campanha. Em razão disto, a equipa técnica tem pela frente uma equipa com argumentos técnicos e tácticos, aliás, evitar surpresas do adversário é o objectivo do grupo.
Apesar das lesões, Gelson Dala e Show, e também a acumulação de cartões amarelos, Mabululu e David Carmo, o técnico Pedro Gonçalves falou em novas opções.
Deste modo, o avançado Zini, com uma folha de serviço acima da média na Selecção Nacional, fará parte das contas de Pedro Gonçalves. Acto contínuo, o central Jonathan Buatu deverá entrar para o lugar de David Carmo, segundo as sondagens da imprensa desportiva no palco da competição.
Em declarações à imprensa, Pedro Gonçalves referiu que não será um jogo fácil, porque o adversário também quer os três pontos. “Não será uma partida fácil, por isso estamos preparados. Queremos mais um triunfo fora de casa para consolidarmos os nossos objectivos”, disse o técnico.
O técnico dos Palancas Negras disse que o grupo é equilibrado, aliás, não tem sido fácil encarar os adversários. Nas hostes do Níger, os trabalhos decorreram sem sobressaltos, logo travar Angola e obter um resultado favorável é a palvra de ordem desde que chegaram ao palco da competição.
O grupo F é liderado por Angola, com nove pontos. O Sudão é o segundo com quatro. O Ghana é o terceiro com dois, ao passo que o Níger é o último com um ponto.
Os convocados Neblú (1.º de Agosto), Kadú (Sagrada Esperança) e Ricardo Baptista (Casa Pia), Bastos Quissanga (Botafogo, Brasil), Jonathan Buatu (Gil Vicente, Portugal), Clinton da Mata (Lyon, França), David Carmo (Olympiacos da Grécia), Kialunda Gaspar (Lecce, Itália), Núrio Fortuna (Gent, Bélgica), Sandro Cruz (Gil Vicente, Portugal), Vidinho (Petro de Luanda), Fredy (Bodru-mspor, Turquia), Maestro (Adana Demirspor, Turquia) Show (Dallas FC, EUA), Pedro Francisco e Megue (Petro de Luanda), Rui Modesto (Udine- se, Itália) e Estrela (Boluspor Turquia), Zine (Levadiakos, Grécia), Mabululu (Al Ahly Tripoli, Líbia)), Gilberto “Gibelé” (Orlando Pirates, África do Sul), Milson (Crvena Zvevda, Sérvia) Gerson Dala (Al-Wakrah, Qatar), Randy Nteka (Rayo Vallecano, Espanha) e Zito Luvumbo (Cagliari, Itália). JAD/MC.