Em solo português, local onde o combinado angolano cumpre um curto estágio, vai disputar dois jogos particulares antes de rumar para o palco do CHAN 2023, prova que arranca no dia 13 deste mês e termina a 4 de Fevereiro
A Selecção Nacional defutebol começou, ontem, a cumprir um curto ciclo de estágio na cidade de Lisboa, Portugal, onde realiza dois jogos particulares, tendo em vista a participação no CHAN 2023 da Argélia, que se disputa de 13 do corrente a 4 de Fevereiro.
No palco do estágio supramencionado, o combinado angolano vai defrontar, na Quinta-feira, a Lituânia, ao passo que no Sábado medirá forças com uma equipa da Suíça. Depois dos dois jogos amistosos, os Palancas Negras seguem viagem para o local da competição, onde no grupo D terão pela frente a selecção da Mauritânia e do Mali.
Na cerimónia de despedida da Selecção Nacional, a ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, entregou a bandeira da República, bem como incentivou o grupo a conseguir uma boa prestação no certame.
O chefe de delegação e vice-presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Paulo Neto, garantiu as condições técnicas e logísticas, para o estágio em Portugal, augurando uma boa prestação da selecção na Argélia. Informou que a delegação é constituída por 52 pessoas, entre jogadores, equipa técnica e dirigentes, em grupos repartidos em dois.
Já o capitão da Selecção, o guardaredes Neblu, também manifestou-se convicto numa boa prestação, em superação da edição anterior, onde Angola ficou nos quartos de final. “O grupo é difícil, mas queremos fazer tudo, para chegarmos pelo menos à final. Para isso, temos que passar pelo Mali e a Mauritânia”, frisou. Esta é terceira participação da Selecção Nacional na prova, reservada a jogadores que actuam nos respectivos países, depois de Sudão 2011, onde ficou na segunda posição ao perder na final, por 3-0, diante da Tunísia.
Em Marrocos2018, os Palancas Negras foram eliminados nos quartos de final, diante da Nigéria, por 2-1. Para o CHAN2023 da Argélia, foram convocados os jogadores Neblu, Hugo Marques, Langanga (guarda-redes), Tó Carneiro, Danilson, Razão, Eddie Afonso, Kinito, Kibeixa e Paizo (Defesas)