A Selecção Nacional de futebol, já qualificada para o CAN que o Marrocos vai acolher no próximo ano, defronta, hoje, o Ghana, no Estádio 11 de Novembro, em partida referente à quinta jornada do grupo F, às 20:00.
Com o rótulo de qualificado para a maior festa do desporto-rei em solo marroquino, os Palancas Negras trabalham a todo o vapor para fecharem a campanha de forma invicta.
Nesse sentido, os Palancas Negras sabem, de antemão, que não vão facilitar a vida dos Black Stars, terra com tradição no futebol dentro e fora do continente africano.
Aliás, estão a fazer uma campanha com muitos sobressaltos, sendo certo que se perderem hoje, deixam cair por terra o sonho de chegar ao ponto mais alto da festa do futebol no que se avizinha.
A julgar pelo que tem feito, tudo indica que os pupilos de Pedro Gonçalves manterão a toada de jogo, visto que o mais importante é continuar a dar alegria aos adeptos.
Assim, os atletas de Otto Addo, técnico dos Black Stars, cuja caminhada é espinhosa por conta dos resultados, entre outros assuntos, terá que se empenhar muito para salvar a honra dos atletas das terras de Kwanme N’krumah.
Nas hostes dos Palancas Negras, apesar de algumas baixas e ausências autorizadas, o grupo trabalha completo e motivado para o desfile desta noite no tapete verde do Estádio 11 de Novembro, em Luanda.
O técnico Pedro Gonçalves conta com um plantel “grávido” de atletas que podem dar resposta na ausência de quem estiver lesionado ou com acumulação de cartões amarelos.
Basta ver que o lugar do avançado Gelson Dala, dispensado para repouso, será ocupado por Milson ou Zini, peças que actuam no Velho Continente com o rótulo de titulares.
Por conta disto, ao longo da semana, o técnico Pedro Gonçalves “fintou” a imprensa, esboçando um sistema táctico envolto em muito “mistério” para o jogo frente aos ganenses.
Mas, é ponto assente que o grupo vai sair com um futebol mais voltado para o ataque. Na tabela classificativa, Angola lidera com 12 pontos, ao passo que o Sudão é o segundo com sete. O Ghana ocupa o terceiro posto com dois. O Níger é o último com um ponto. O Níger mede forças com o Sudão.