A competição, em solo angolano, é uma ‘porta aberta’ para os judocas africanos e não só conseguirem pontuar rumo aos Jogos Olímpicos de Paris, França atletas de diferentes escalões, cadetes, juniores e seniores, em ambos os sexos, começam hoje, às 11:00, a disputar o “Open” Africano de Judo, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda, em pleno Dia da Paz efectiva em Angola.
Em declarações a este jornal, o presidente da Federação Angolana da modalidade, Hermenegildo dos Santos, disse que o certame contará com um total de 339 atletas, dos quais 100 angolanos em representação de vários clubes e núcleos.
“António Candeeiro (73kg), Adriano Tchissende (90kg), Piter Silva (100kg), Andreza António (57kg), Jeovana Freire (57kg), Leonardo Barros (60kg), Maria Niagi (70kg) e Aisha Maurício (58kg) são os nossos atletas com mais possibilidades de conseguirem o passe para os Jogos Olímpicos de Paris 2024”, garantiu. Hermenegildo dos Santos acrescentou que na competição Angola estará ainda representada por seis juízes e igual número de cronometristas.
O responsável garantiu que a cerimónia de abertura do “Open” Africano de Judo, que está agendada para esta Quinta-feira, a partir das 11 horas, será prestigiada pela secretária do Estado para os Desportos, Teresa Ulunbo.
A mesma fonte, por outro lado, afirmou que o processo de acreditação à imprensa acontece na manha de hoje, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, palco da competição internacional, tendo garantido que a entrada ao recinto será gratuito Além de Angola, participarão a Bósnia Herzegovina, Botswana, Burundi, Camarões, Cabo Verde, República Centro Africana (RCA), Chade, Côte D´Ivoire, Gabão, Guiné, Malawi, Moçambique, Níger, Panamá, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Senegal, Uruguai, Marrocos e República Democrática do Congo (RDC)