Oitenta jogadores e núcleos da província da Huíla participam, desde sábado, no Lubango, do Campeonato Provincial de Xadrez 2024, por equipas, que é disputado em sete jornadas até três de Novembro próximo.
O evento a ser disputados apenas aos fins-de-semana é selectivo para o campeonato Nacional marcado para a província de Benguela. Dos 80 jogadores, 16 são mulheres.Dos contendores estão os Gloriosos, o Benfica, Desportivo da Huíla, Ferroviário, Núcleo Barasoqui, Aliança Francesa e Núcleo Macovi.
O presidente da Associação Provincial de Xadrez da Huíla (APXH), Brachegues Chaves, realçou que a competição promete ser um verdadeiro teste de estratégia e trabalho em equipa.
Destacou que o objectivo é apurar a equipa campeã que representará a Huíla no cenário nacional, que tem como meta promover o xadrez entre jovens e adultos, fortalecer os clubes locais e criar oportunidades de intercâmbio entre os melhores jogadores da província. A APXH conta com mais de cem atletas, entre iniciados e seniores.