A selecção da Nigéria inicia hoje, às 14:00, a disputa por uma vaga entre as quatro que restam para a África, a defrontar a Côte d’Ivoire, já apurada, no Arena do Kilamba, na capital angolana, na última Janela de Qualificação ao Mundial da Ásia.
Colocados no grupo E, os nigerianos, quartos colocados da tabela, com 10 pontos, vêm-se em desvantagem em relação aos ivoirenses, líderes com 14 pontos, numa campanha que apura apenas os dois primeiros classificados de cada grupo (E e F) e o melhor terceiro do cômputo das duas séries.
A julgar pelo critério de apuramento ao mundial, ambos os países do Golfo da Guiné, com maior aflição para os nigerianos, estão proibidos de perder.
Qualquer deslize pode beneficiar a anfitriã Angola (2ª com 12 pts), Cabo Verde (3ª com 11), Guiné (5ª com 8) e Uganda ( 6ª com 8), integrantes do mesmo grupo.
No total, a Nigéria e a Côte d’Ivoire cruzam-se pela quinta vez em véspera de qualificação, depois da implementação inédita deste modelo como requisito para o acesso ao mundial de 2019 na China, que culminou com o apuramento de ambas.
A Côte d’Ivoire venceu no último duelo entre si (78-66) na presente empreitada. Entretanto, os nigerianos levaram vantagem nas qualificativas do Mundial de 2019, decorrido na China (83-66 e 84-73) contra um triunfo dos ivoirenses (72-46).