A nadadora angolana N’hara Fernandes atingiu a marca mínima que a habilita representar Angola nos Jogos Olímpicos, na cidade francesa de Paris, em 2024, ao completar 631 pontos FINA.
A atleta de 16 anos de idade atingiu a pontuação no Campeonato Nacional de natação aberto de Portugal em juvenis, juniores e seniores, qualificativos ao evento multidisciplinar do próximo ano, ao cronometrar o tempo de 27.59 na prova de 50m livres.
Esta marca, batida em 29 de Julho, de acordo com uma nota oficial que a ANGOP teve acesso, esta Segunda-feira, constitui recorde júnior e absoluto e quebra os dois anteriores recordes de 28.12 e 27.68 pertencentes à Catarina Sousa.
Assim, N’hara Fernandes disputa a única vaga feminina para a representação nacional nas olimpíadas de Paris, com as experientes Lia Lima e Maria Freitas.
N’hara Fernandes tem demonstrado grande evolução na performances desportiva, numa altura em que cumpre bolsa olímpica por via da Federação Angolana Natação (FAN), iniciada na África do Sul e agora em Portugal.
A nível nacional, a atleta, formada pelo Clube Náutico da Ilha de Luanda, é detentora de várias medalhas de ouro juvenis e recordes nacionais.