O Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol em cadeira de rodas arranca, nesta Quarta-feira, 10, na cidade do Lubango, na província da Huíla.
A informação foi avançada, ontem, a este jornal pelo secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano (CPA), António da Luz.
O dirigente acrescentou que a competição terá lugar no Pavilhão da Nossa Senhora do Monte, tendo assinalado que contará com a participação de 13 equipas repartidas por doze províncias, nomeadamente Luanda, Uíge, Bié, Cabinda, Huambo, CuanzaSul, Benguela, Huíla, Malanje, Cuanza-Norte, Moxico e Namibe.
De acordo com o dirigente, as condições humanas, técnicas e logísticas estão asseguradas, sublinhado que o certame vai encerrar as cortinas no dia 19 do corrente mês. “Estamos apenas à espera do dia da prova.
Está tudo acautelado”, assegurou António da Luz. Recorde-se que o Misto da província do Uíge foi o vencedor da edição passada, mercê do triunfo diante do Misto de Cabinda, por 65-58.
Naquela prova, que se disputou na região do “bago vermelho”, Júlio Maingui, técnico do Misto do Uíge, foi eleito o melhor treinador da época 2022/2023.
Por seu turno, Afonso Ntanda, capitão da agremiação do Uíge, foi distinguido como o jogador mais valioso da competição.