O Ministério da Juventude e Desportos, liderado por Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, realizou, na Terça-feira, a reunião do Comité Organizador do Afrobasket Angola 2025, cujo objectivo foi a definição das metodologias de trabalho e o planeamento estratégico do evento.
De acordo com uma nota chegada à redacção do jornal OPAÍS, o que também serviu para abordar temas fundamentais como a organização administrativa e operacional, a estratégia de comunicação, o anteprojecto do cronograma de acções e o modelo de gestão para a competição, a realizar-se no mês de Agosto, em Angola.
A mesma fonte destaca as principais deliberações, criação de um Comité de Honra para garantir maior representatividade e prestígio ao evento, institucionalização de uma Medalha Única para os torneios organizados no país, coordenação interministerial para assegurar um planeamento integrado entre diferentes sectores do Governo, liderança do presidente do Comité Olímpico Angolano (COA) na Comissão Executiva, instalação do Comité Organizador na Galeria dos Desportos para facilitar a operacionalização dos trabalhos.
Ainda nas principais deliberações a fonte refere o planeamento de reuniões quinzenais para o acompanhamento das acções estratégicas, definição de um ponto focal na ausência dos secretários de Estado e adopção de uma base digital para a comunicação e gestão dos canais informativos.
Angola vai assim organizar a prova pela quarta vez, depois de ter sido palco da maior prova de África de basquetebol, em 1989, 1999 e 2007. A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina soma 11 títulos continentais, sendo o primeiro conquistado em 1989, em Luanda, com o técnico Victorino Cunha, e o último em 2013, na Côte d’Ivoire, sob orientação do treinador Paulo Macedo.