O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), encabeçado por Rui Falcão Pinto de Andrade, determinou a nulidade do registo emitido à então denominada Federação Angolana de Fisiculturismo e Fitness (FATNESS). De acordo com o documento ministerial a que este jornal teve acesso, de 26 de Novembro de 2024, a federação em questão deixa de existir, por não cumprir com os pressupostos previstos na lei.
Na senda do despacho número 229/2024 do MINJUD, a editoria de desporto deste jornal tentou entrar em contacto com o presidente da ex-federação, Bráulio Martins, mas não teve sucesso o desejado.
Em Outubro de 2022, Braulio Martins foi eleito, em Luanda, primeiro presidente da Federação Angolana de Fisiculturismo e Fitness (FATNESS). Participaram no pleito as associações provinciais de Fisiculturismo de Luanda, Malanje e Lunda Sul, representadas pelos clubes Desportivo União da Maianga, Desportivo Pug da Vila Alice, Strong Gym de Malanje, Fitness de Malanje, Desportivo Valódia, Gym Powerhouse do Luavuti, Gym Funda Lya Ferro, Gym Saurimo Sport Center e Comunicação Social.
Angola foi reconhecida pela Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness (IFBB), em 2013, com outros 199 países. Na altura, Bráulio Martins contava com um elenco composto por 17 membros, com destaque para Gerson Mendes (presidente da mesa da assembleia-geral), Rui Baptista (vice-presidente de direcção) e Hilário Cafala (secretário-geral).
Incluiram-se Edir Fernandes (presidente do conselho fiscal), Pedro Quiala (presidente do conselho de disciplina) e Abel Gamb (presidente do conselho jurisdicional).
Com a anuência da IFBB, Angola realizou em Setembro de 2023, pela primeira vez, o concurso do Mister Universo profissional. Com a constituição da FAFITNISS, elevam-se para 29 os números de federações no país, que conta ainda com dois comités, o Olímpico e o Paralímpico.