O ministro da Juventude e Desportos, Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, o presidente da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), Mustapha Berraf, e o presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, formalizaram ontem acordo na sede do Ministério, em Luanda.
A cerimónia, que marcou um momento de grande simbolismo, reafirmou o compromisso de Angola em liderar a organização de um evento desportivo de grande relevância para o continente africano, no próximo ano.
Estes jogos, que estão previstos para 2025, vão reunir jovens talentos de várias nações africanas, promovendo não apenas o desporto, mas também a integração, o intercâmbio cultural e a unidade entre os países do continente.
Durante o encontro, o ministro Rui Luís Falcão Pinto de Andrade destacou a importância dos Jogos Africanos da Juventude como uma oportunidade para Angola demonstrar a sua capacidade organizativa e para reforçar as infra-estruturas desportivas nacionais, posicionando o país como um centro estratégico para o desporto africano.
O líder do Ministério da Juventude e Desportos fez saber que o compromisso é trabalhar incansavelmente para que os Jogos Africanos da Juventude de 2025 se destaquem pela sua excelência organizativa e pelo impacto positivo que terão na juventude e no desporto africano.
“Vamos constituir em breve o comité organizador. Por isso, temos que nos organizar bem para que os jogos sejam bem organizados”, disse. Por sua vez, o presidente da Associação dos Comités Olímpicos Africanos (ACNOA), Mustapha Berraf, enalteceu a prontidão de Angola em organizar, por isso está confiante que será uma bola prova.
Já o presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, expressou confiança no sucesso da competição, que representará um marco para o desporto juvenil em África e para a imagem de Angola no cenário internacional. Os 4.º Jogos Africanos da Juventude estarão enquadrados nas festividades do 50.º aniversário da Independência Nacional.
Presidente da República distinguido pela ACNOA
O Presidente da República, João Lourenço, foi distinguido com “Medalha de Mérito” da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos de África (ACNOA), pelo seu engajamento na promoção e desenvolvimento do desporto no país, no último quadriénio de 2020/2024.
O anúncio da outorga ao Chefe de Estado angolano foi feito ontem, quarta-feira, pelo presidente da ACNOA, Mustapha Berraf, em função de um levantamento feito do seu contributo para a realização exitosa de inúmeras provas internacionais nos últimos tempos.