O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, vai manter, na quintafeira, às 11:00, pela segunda vez um encontro com os jornalistas desportivos, na área da Tribuna do Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.
Segundo a nota chegada à redacção do jornal OPAÍS, o programa das actividades desportivas para saudar os 50 anos da Independência Nacional estará no centro das atenções.
O destaque para as celebrações dos 50 anos da Independência poderá recair para o jogo amistoso entre a Selecção Nacional de futebol e a similar da Argentina, do craque Lionel Messi, no Estádio 11 Novembro, na capital angolana.
O combinado argentino é o detentor do título de campeão do mundo, após vencer na final a França, Mbappé, em 2022. De acordo com o Presidente da República, João Lourenço, o convite à selecção da Argentina surge devido ao bom momento que atravessam os ‘Palancas Negras’, orientados pelo português Pedro Gonçalves, que asseguraram a presença na fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2025, prova a decorrer no Reino de Marrocos.
“Aproveitando este bom momento da nossa selecção, entendemos, no quadro das comemorações do 50.º aniversário da Independência Nacional, convidar a selecção argentina de futebol para vir a Angola no próximo ano e jogar frente ao combinado angolano”, explicou.
O Presidente da República, que falava na abertura do IX Congresso Ordinário da Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola (JMPLA), braço juvenil do partido no poder, assegurou que o acordo para o duelo com os campeões mundiais está já finalizado.
“As negociações estão, no essencial, encerradas, o que nos permite dar esta boa nova que, com certeza, alegra os amantes do futebol, do desporto e os angolanos”, frisou.