O concorrente Mig uel Aguiar foi eleito, no último sábado, em Luanda, presidente da Associação Provincial de Natação de Luanda (APNL), ao vencer o pleito, por cinco votos a favor, para o ciclo olímpico 2024-2028.
Encabeçando a Lista A, o novo líder superou na corrida Luís Cláudio, da Lista B, que entre seis associados com direito a votos, obteve apenas um. Com este resultado, Miguel Aguiar tornar-se no primeiro dirigente da APNL do sexo masculino, substituindo no cargo a mentora da instituição reitora da modalidade na capital do país, Suzeth dos Santos. A cerimónia de tomada de posse acontece no próximo dia 1 de Novembro, no Colégio Português.
Em reacção à vitória no pleito eleitoral, o novo presidente referiu à imprensa que pautará por um trabalho de continuidade, com foco na massificação e desenvolvimento da natação em Luanda. Por sua vez, o candidato derrotado, Luís Costa, sublinhou que o opositor ganhou por mérito, dado que o resultado não deixa dúvidas.
Referiu, por outro lado, que os associados resolveram dar voto de confiança à lista da continuidade, uma aposta baseada na democracia e que demonstra que o trabalho do mandato passado foi bem feito.
Também desejou o melhor ao vencedor, referindo que é “homem da natação” e continuará a contribuir em prol do crescimento da modalidade. A comissão eleitoral foi conduzida por Eugénio de Carvalho (presidente), Cláudia Garcia (secretária) e Leandro Canhanga (escrutinador).