A 13.ª edição da Meia Maratona “Fuga para a Resistência” sai às ruas hoje, a partir das 07 horas, na província do Bengo. Para essa edição, foram inscritos mil 210 participantes entre federados, populares, paralímpicos e crianças, estando nesse leque cidadãos da Itália, China, Portugal, China, Namíbia, Líbia, Bélgica e Guiné Conacry residentes em Angola.
A organização da prova convidou a República Democrática do Congo (RDC), Congo Brazzaville e Namíbia com o objectivo de internacionalizar a prova, que é a segunda maior prova do calendário da Federação Angolana de Atletismo.
A prova principal de 21km, destinada a atletas federados, contará pela primeira vez com corredores da província do Bengo. A realização da 13.ª edição da meia maratona atlética está avaliada em 37 milhões de kwanzas, os atletas terão chip electrónico nos dorsais e o prémio do vencedor da prova dos 21 quilómetros aumentou para um milhão de kwanzas.
Organizada pelo Governo Provincial do Bengo em parceria com a Federação Angolana de Atletismo, a prova visa dinamizar a modalidade a nível local e contribuir para a visibilidade da província.
Em declarações à imprensa, o vice-governador, José Bartolomeu Pedro, disse que está tudo preparado para que a prova possa decorrer sem sobressaltos. O governante assegurou que a corrida também vai contar com atletas do Interclube e Petro de Luanda.