A direcção da Macovi Sport Club, um dos principais clubes de xadrez em solo angolano, anunciou, esta segunda-feira, que não vai participar do Festival de Xadrez do Fim de Ano, marcado para os dias 15 e 21 deste mês, na província de Benguela.
De acordo com o presidente daquela agremiação, Correia Victor, a decisão foi tomada devido aos elevados custos envolvidos, que incluem hospedagem, alimentação e transporte, tornando inviável a participação da equipe.
O pelouro de Correia Victor expressou preocupação com os altos gastos relacionados ao evento, que não são compensados pelos prémios oferecidos. Por outro lado, a Macovi Sport Club tem vindo a enfrentar dificuldades financeiras agravadas pela falta de patrocínios, especialmente após os impactos da pandemia de Covid-19, que resultaram em uma queda significativa no apoio à escola.
“Depois de uma reunião, decidimos não participar neste evento, porque não existem condições Os custos são elevadíssimos. Sem patrocinadores, não podemos fazer nada. Os prémios não são convidativos”, disse Correia Victor.