O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) lançou ontem, em três províncias, Luanda, Benguela e Huíla, o Programa Nacional de Formação de Monitores Desportivos.
Na capital angolana, palco da cerimónia central, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, fez saber que o desporto não acontece por acaso. “Ele exige método, disciplina e compromisso.
Ontem, demos um passo determinante para a sua estruturação e crescimento em Angola”, disse. O ministro sublinhou que o curso de formação de formadores de monitores desportivos, lançado simultaneamente nas três províncias, não é apenas uma iniciativa, mas, sim, é uma decisão estratégica.
Rui Falcão Pinto de Andrade reconheceu que sem monitores capacitados, não há talentos desenvolvidos. Logo, sem formação de qualidade, não há um desporto competitivo.
“O PLANADESPORTO 2024-2027 tem como uma das suas prioridades a qualificação dos profissionais do sector, porque acreditamos que a base do desporto é a formação. É assim que se criam campeões, é assim que se constrói um desporto forte, sustentável e de referência”, frisou.
Em Benguela, a cerimónia foi dirigida pela Secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, que reforçou o compromisso do Executivo de proporcionar oportunidades de formação e desenvolvimento para os jovens.
Na Huíla, a abertura foi liderada pelo Secretário de Estado para o Desporto, Paulo Madeira, que fez saber a relevância da qualificação técnica para o fortalecimento do desporto comunitário, escolar e de alto rendimento.
O Programa Nacional de Formação de Monitores Desportivos será expandido progressivamente para todas as províncias, contando com parcerias estratégicas para fortalecer o desporto como vector de inclusão e desenvolvimento social.