O próximo Campeonato Nacional de Futebol da Primeira divisão (Girabola2023/2024) mantém o formato de disputa, com 16 equipas, sem a esperada implementação da liga de futebol.
No último Sábado, na cidade do Cuito (Bié), os associados da Federação Angola- na de Futebol (FAF) reuniram-se em Assembleia Geral Ordinária, em que foi aprovada, por unanimidade, apenas a admissão da Associação Nacional dos Clubes Angolanos de Futebol à FAF, para juntos trabalharem para a criação da futura liga.
“Tão logo estejam cumpridos os pressupostos legais e o Ministério da Juventude e Desportos reconheça o profissionalismo do futebol, se deverão dar os passos subsequentes para o cumprimento do processo da implementação da futura liga, com base na legislação do futebol em Angola”, lê-se no comunicado.
Em declarações à imprensa no final do encontro, o director executivo da ANCAF, Dino Paulo, explicou que, com a admissão, a associação passa a ser membro da FAF e com legitimidade para avançar com certas propostas. “Na verdade, este foi o primeiro passo, para um sistema híbrido na gestão das competições nacionais, até se concluir todo um processo para se efectivar de facto a liga de futebol nacional”, disse.