O presidemte cessante do Comité Paralímpico Angolano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, fez saber que o voleibol sentado e goalball serão das apostas do seu elenco para o quadriénio 2024/2028. Leonel da Rocha Pinto apresentou o seu programa de acção visando as eleições aprazadas para 17 de Novembro deste ano.
“O voleibol sentado é uma modalidade para deficientes com dificuldades na locomoção, enquanto o goalball, para atletas visuais, esta última faz parte dos Jogos Paralímpicos, explicou.
O responsável sublinhou que no seu programa prevê, igualmente, o lançamento do futebol de 5 e 7 para pessoas com deficiência visual, o futebol para amputados em feminino e o mão-bol.
Leonel Pinto referiu-se ainda sobre a reactivação da natação, um projecto que já esteve em execução, mas foi interrompido para maior mobilização e o cadastramento de jovens. Implementado há mais de cinco anos, o projecto não vingou, entre outras razões, por falta de financiamento.
Um dos grandes objectivos alcançados nos últimos quatro anos é a construção do Centro de Treinamento e Alto Rendimento “José Sayovo”, em construção na localidade de Bucula, província do Bengo.
O responsável garantiu, tal como o Presidente da República, João Lourenço, na sua mensagem à nação, terça-feira, que o imóvel polidesportivo será inaugurado no próximo ano. Para ele, a existência da infra-estrutura permitirá a realização de políticas de desenvolvimento com base na iniciação desportiva.