O ex-internacional pelos hendecacampeões africanos, Joaquim Gomes “Kikas”, disse que a quarta tentativa falhada para os Jogos Olímpicos, após o torneio Pré-Olímpico de 2012, na Venezuela, e 2016, na Sérvia, representa um momento conturbado do basquetebol nacional.
Entretanto, o também ex-atleta do 1.º de Agosto disse ter ficado satisfeito com o desempenho dos jogadores na derrota com a Espanha, assinalando que lutaram pela vitória do início até aos instantes finais da partida.
Mas não deixou de expressar a sua insatisfação com a postura do cinco nacional no duelo com o Líbano, uma vez que se apresentou sem agressividade.
Em virtude disso, a antiga estrela do clube central das Forças Armadas Angolanas revelou que o timoneiro espanhol deve vir a terreiro explicar o que se passou naquele encontro.
Contudo, Joaquim Gomes “Kikas” acredita piamente que a selecção angolana melhorou em vários domínios comparativamente à participação no Mundial da edição passada.
O antigo poste de 2,03 metros de altura referiu que o cinco nacional estará em condições de conquistar a competição caso continue a ser apoiada.
“Estamos a viver uma fase negativa. Fizemos um grande jogo com a Espanha. Estivemos mal com o Líbano. Muita apatia e pouca agressividade.
Apesar da derrota no último jogo, estou convicto de que evoluímos em vários aspectos. Se continuar haver apoios, penso que estaremos em condições de vencer o Afrobasket. Jogaremos em casa e isso terá o seu peso, mas temos de trabalhar muito”, disse Kikas.
Por: Kiameso Pedro