A formação da cidade das Acácias Rubras derrotou, ontem, o Luanda City, por uma bola sem resposta, no Estádio Nacional de Ombaka, na conclusão da 22.ª jornada do Girabola 2024/2025, que lhe permitiu alcançar o Petro de Luanda na liderança
Os comandados de Zeca Amaral entraram com motivação extra, após o Petro de Luanda, de Ricardo Chéu, ter empatado sem golos, no sábado, com o Kabuscorp do Palanca, na abertura da jornada.
João Manha “Kaporal”, que começou do banco de suplentes, garantiu os três pontos da formação da cidade das Acácias Rubras aos 49 minutos na sequência de um passe primoroso de Karanga. Entretanto, esta vitória na recepção aos cityzens valeu à turma de Benguela a subida ao primeiro lugar da competição, embora em igualdade pontual com o Petro de Luanda.
Desta feita, Petro de Luanda e Wiliete de Benguela partilham a liderança da prova rainha do futebol nacional com 51 pontos cada. Em declarações à imprensa, o treinador do Wiliete de Benguela, Zeca Amaral, reconheceu que não foi fácil conquistar a vitória, justificando que o adversário sempre procurou visar a baliza à guarda de Agostinho Calunga. “Candidato ao título? Não pensamos nisso. O nosso grande objectivo é não sair da segunda posição. Para isso, temos que continuar a trabalhar com dedicação.
Mas precisamos melhorar”, disse. Por seu turno, o técnico do Luanda City, Rui Ortet, lamentou a derrota, mas não deixou de sublinhar que os donos da casa foram justos vencedores. “Os nossos jogadores fizeram um bom jogo. Estamos a praticar um bom futebol. Na verdade, o Wiliete foi um justo vencedor.
Podíamos ter empatado, mas não conseguimos”, afirmou. De realçar que o Wiliete de Benguela alcançou o décimo sexto triunfo na presente edição, sendo que o Luanda City consentiu a décima terceira derrota. No prosseguimento da jornada, o Recreativo do Libolo do Cuanza-Sul derrotou o São Salvador do Kongo, por uma bola sem resposta, com golo solitário de Pneu, aos 65 minutos.
Por seu lado, o Desportivo da Huíla bateu o Desportivo da Lunda-Sul, por duas bolas a zero, com golos de Mamadouh Sane, aos 26 minutos, e Cabibi (34), em desafio disputado no Estádio da Tundavala, na cidade do Cristo Rei.
POR: Kiameso Pedro