O responsável referiu que, para essa edição, às 14 equipas vão juntar-se cerca de 300 atletas para fazer a festa do andebol, associada às comemorações do aniversário das terras de Ombaka, que se assinala no dia 17 do corrente mês.
José Amaral “Maninho” apela, por isso, ao fair play e disciplina durante o 45.º Campeonato Nacional sénior feminino de andebol, que acontece de 13 a 25, no Pavilhão Arena Acácias Rubras.
“Por isso, devo apelar a todos os participantes para que desfrutem desta festa como muito fair play e muita disciplina”, implorou. Dezassete províncias escalaram Benguela para competir no quadragésimo quinto Campeonato Nacional sénior feminino de andebol.
Por sua vez, a vice-governadora para área política, económica e social de Benguela, Lídia Amaro, disse que a realização do campeonato na província demostra o compromisso da federação em tornar a prova numa verdadeira festa do andebol a nível nacional, proporcionando uma oportunidade e momento ímpar, na perspectiva de solidificar as relações e laços de proximidade entre os povos.
“Que vibra, celebra, canta e se emociona com os lances e golos do melhor desporto dos 7 metros a nível do continente africano”, considerou.
A presente edição realiza-se com uma feliz coincidência, ressalta, “numa altura em que nos encontramos no mês dedicado ao município de Benguela, a velha Ombaka, cidade mãe de cidades, que comemora 407 anos de existência, cujo atractivos se estenderão durante o longo mês de Maio”, referiu.
Por: Constantino Eduardo, em Benguela