O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) lançou, ontem, um ciclo de formações dedicado ao empreendedorismo, liderança e capacitação juvenil, no âmbito das comemorações do mês da juventude, na província de Benguela.
Segundo a nota ao qual o jornal O PAÍS teve acesso, sob o lema “Por uma Juventude Desenvolvida, Valorizemos as Conquistas Alcançadas”, o evento tem a duração de três dias e inclui sessões de treinamento nos domínios da gestão de negócios, empreendedorismo digital e tecnológico, cooperativismo, tratamento de resíduos sólidos e urbanos, bem como liderança e gestão associativa.
A nota refere que abertura da actividade esteve a cargo do director-geral do Instituto Angolano da Juventude (IAJ), Joaquim Caiombo, que destacou a importância de Benguela acolher o acto central do Dia da Juventude Angolana, a ser celebrado a 14 de Abril, bem como a relevância de iniciativas que aproximam políticas públicas dos jovens.
O responsável sublinhou que o Ministério aprovou recentemente o Plano de Desenvolvimento da Juventude 2025–2027, um instrumento que estrutura acções concretas de apoio à juventude nos eixos da formação, auto-emprego, habitação e empregabilidade.
Durante a sua intervenção, Joaquim Caiombo reforçou que o Programa de Orientação Económica e Inserção da Juventude na Sociedade (POJA) prevê o lançamento de projectos específicos que fortalecem a autonomia económica e social dos jovens.
A Jornada Abril Jovem conta com o apoio do INAPEM e reafirma o compromisso do Executivo em capacitar a juventude com ferramentas práticas para um futuro mais sustentável, autónomo e participativo.