O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu à comunidade internacional que ajudem a impedir a participação de atletas russos nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
“Tendo como pano de fundo a contínua agressão russa e os seus crimes de guerra devastadores, o Comité Olímpico Internacional (COI) está a ‘explorar caminhos’ para permitir que atletas russos participem dos Jogos Olímpicos de Paris.
Pedimos aos nossos parceiros que se juntem à nossa maratona de honestidade, combatam esses esforços e protejam a Carta Olímpica”, expressou no Twitter.
Entretanto, na sequência de declarações de Anne Hidalgo, autarca de Paris que afirmou que se ria indecente ter atletas russos nos Jogos Olímpicos, o COI esclareceu também esta quarta-feira que não há planos para que estejam presentes delegações de Rússia e Bielorrússia, admitindo, porém, a participação de desportistas desses países a nível individual ou na condição de neutros, sem as bandeiras dos seus países, dando o exemplo do que aconteceu em Roland Garros.