Um jogo amistoso que opôs a equipa feminina de basquetebol em cadeira de rodas “Amigos do Elavoko” e a Associação de Mulheres Desportistas da Huíla, visando incentivar outras mulheres a enveredar na prática da modalidade, marcou , no Lubango, o encerramento das jornadas dos 16 dias de activismo.
Após o jogo, foi igualmente realizada uma palestra subordinada ao tema: “O impacto da mulher desportista em cadeiras de rodas e os seus efeitos com a sociedade”.
Segundo a chefe do departamento de políticas familiares da Acção Social, Igualdade de Género (GASFIG), na Argentina Mande, a interacção é uma forma de reflexão do esforço dessas mulheres e partilha de experiência no domínio desportivo e integrar suas necessidades nas agendas de apoio social local.
Reforçou que um dos objectivos é chamar a atenção da sociedade sobre a urgência e a cultura da valorização desta franja, na perspectiva de combater a violência de género e promover a inclusão social de grupos vulneráveis, consolidando parcerias e esforços para transformar realidades e desafios a vários níveis.
Outrossim, reforçou que as mesmas sejam integradas na sociedade e que possam exercer as suas actividades sem exclusão e/ou bowling. As jornadas dos 16 dias de activismo, levadas a cabo desde o dia 23 de Novembro do ano em curso, sob o lema:” Rumo aos 30 anos de declaração de Pequim e Plataforma de Acção Vamos nos unir para combater a violência contra a mulher”, permitiram a realização de várias actividades recreativas e desportivas, com destaque para palestras sobre a violência de género nas unidades públicas.