O piloto Joaquim Benjamim, do bairro Carreira de Tiro, vence, neste domingo, a prova de circuito fechado motorizado, na categoria de 125 centímetros cúbicos, em alusão ao 54.º aniversário do município de Cangandala.
Na segunda e terceira posições ficaram os corredores Fernando Paulo e Cristiano Fina. Já na categoria de 50 centímetros cúbicos, o primeiro lugar foi conquistado por Augusto Morais, seguido de Pedro António e Luciano César.
Denominada Palanca Negra, a prova, disputada em 13 voltas, foi promovida pela Associação Provincial dos Desportos Motorizados em colaboração com a Administração Municipal de Cangandala e teve participação de 15 pilotos das duas categorias, todos da cidade de Malanje.
O vencedor dos 125 CC disse que a corrida foi difícil devido aos obstáculos da pista, uma vez que é adaptada, por inexistência de um traçado apropriado, mas a vitória é fruto do reconhecimento antecipado da pista e das experiências anteriores.
O presidente da Associação Provincial dos Desportos Motorizados, Júlio de Oliveira, realçou que a actividade serviu para a massificação e estimular o gosto dos jovens pela modalidade, uma vez que, a nível local, não se pratica o circuito fechado.
Disse que, à semelhança de Cangandala, provas do género serão levadas este ano a outros municípios de Malanje, visando a descoberta de novos talentos e fomentar o desporto motorizado na província.
O administrador municipal de Cangandala, Dilangue Baião, lamentou o facto de a competição não contar com corredores locais, realçando que este ano serão desenvolvidos trabalhos com a APDMM, com vista à criação da Associação Municipal para a formação de pilotoS.