A Selecção Nacional sénior feminina de andebol estará na 26.ª edição do Campeonato Africano (CAN), de 27 deste mês a 7 de Dezembro, em Kinshasa, República Democrática do Coingo (RDC), sem Isabel Guialo e Liliana Venâncio. Na lista de 18 atletas divulgada pela Federação Angolana da modalidade, destaca-se a ausência destas duas jogadoras influentes do combinado nacional, a primeira por indisponibilidade e a segunda por lesão.
Isabel Guialo, 34 anos de idade, é uma atleta do 1.º de Agosto que dispensa qualquer apresentação. Constitui claramente uma baixa notável na manobra da selecção nacional 15 vezes campeã africana.
Ausente, oficialmente por lesão, a central acumula títulos colectivos e individuais nestes seus muitos anos de carreira. Apesar de publicamente ter assumido não gostar de jogar fora de Angola, ainda assim, já passou por clubes da Europa como o Atlético Guardes (Espanha), Kisvardai Kézilabda Club (Hungria), Fleury Loiret Hendball (França) e Rapid de Bucareste (Roménia).
“Belinha”, como é conhecida nas lides desportivas, detém vários títulos a nível colectivo e individual: seis campeonatos Nacionais, quatro Liga dos Campeões, quatro Super Taças, seis campeonatos provinciais, quatro CAN, duas participações em Jogos Olímpicos e seis em Campeonatos do Mundo. Individualmente possui prémios de MVP, Melhor Central de África, MVP no Campeonato do Mundo da Alemanha.