A província do Huambo vai acolher, de 21 a 28 do corrente mês, a segunda edição do Campeonato Nacional de sénior feminino de basquetebol em cadeira de rodas, um ano depois de albergar a primeira.
A decisão surge por conta da desistência de Benguela, campeã em título, em albergar a competição por alegada falta de condições. A província acolheu a fase experimental realizada em 2021, numa iniciativa do Comité Paralímpico Angolano (CPA), com o objectivo de promover a inclusão social efectiva das pessoas com deficiência.
A informação foi confirmada pelo presidente da Associação local dos Desportos Adaptados do Huambo, Jaime Chilala Loureiro, que assegurou ter já recebido das autoridade governamentais locais garantias para sediar, mais uma vez, o nacional da modalidade.
Neste momento, de acordo com o responsável, a associação trabalha com o governo da província do Huambo, o Comité Paralímpico Angolano e os parceiros na criação de condições para a realização com êxito da competição em função dos resultados satisfatórios alcançados na primeira ocasião.
Do ponto de vista competitivo, fez saber que o Huambo poderá participar com duas equipas, cuja meta passa em conquistar o título e superar a terceira posição da edição passada.