O treinador do Recreativo do Libolo do Cuanza-Sul, Helder Teixeira, não tem dúvidas de que os jovens futebolistas, espalhados nas mais variadas equipas do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola, têm vindo a evoluir em vários domínios nos últimos dez anos. Como exemplo, mencionou a conquista da última edição da Taça Cosafa pela Selecção Nacional, que foi formada maioritariamente por jovens.
Em virtude disso, Hélder Teixeira mostrou-se optimista numa prestação auspiciosa dos jovens na temporada que se avizinha, em particular, dos seus jogadores.
“Os nossos jovens têm evoluído em vários aspectos, tanto a nível táctico quanto técnico, e não há dúvidas de que estão com uma qualidade acima da média. Isso se justifica com as saídas de vários jogadores para o exterior. Estamos no caminho certo. O que fizemos na Cosafa foi espectacular”, começou por dizer.
No entanto, o técnico, de 56 anos, fez questão de assinalar que os treinadores devem ter coragem de lançar os atletas, independentemente da dimensão de quaisquer jogos.
A propósito, Helder Teixeira referiu que a aposta nos jovens constitui o segredo para uma selecção forte capaz de ombrear com as formações melhores cotadas no ranking da FIFA.
“Eu amo trabalhar com os jovens. Talvez seja dos poucos treinadores angolanos que teve a coragem de lançar jogadores que hoje estão a competir nas melhores equipas e outros no exterior, tais como Benarfa, Além, Julinho, Aisson e Apado. Isso aconteceu por um acto de coragem. Temos de acreditar nos jovens, porque são o futuro do amanhã”, referiu Hélder Teixeira.