Fernando Alonso recuperou a terceira posição no Grande Prémio da Arábia Saudita e o 100º pódio da sua longa carreira na Fórmula 1, depois de a FIA anular a penalização de 10 segundos que havia aplicado ao piloto espanhol da Aston Martin pouco após o final da corrida, por alegada irregularidade na hora de cumprir uma primeira sanção de 5 segundos.
Na prática, os stewards penalizaram o facto de o mecânico ter tocado o carro com o macaco, algo que supostamente seria proibido.
Seguiu-se protesto da Aston Martin, que levou os mesmos stewards a reverem a decisão, através da visualização das imagens, após o que concluíram anular a penalização e manter a classificação estabelecida em pista, com Alonso em 3.º e George Russell (Mercedes) em 4.º lugar.
O piloto da Aston Martin garante assim o segundo pódio consecutivo no Mundial de 2023, ambos na 3.ª posição, atrás dos Red Bull, nesta corrida, por esta ordem, Sergio Pérez e Max Verstappen, e na prova de abertura, no Barém, na inversa, com o neerlandês à frente do seu companheiro equipa mexicano.