Os árbitros angolanos Élvio Gomes e Escurinho António participam desde esta segunda-feira, 24, na Tanzânia, de uma acção de refrescamento promovida pela Federação Internacional de Andebol (IHF), no âmbito do seu programa de desenvolvimento da modalidade.
De acordo com uma nota do órgão reitor da modalidade no país a que este jornal teve, o curso terá a duração de duas semanas.
Sabe este jornal que questões inerentes à alimentação e hospedagem estão sob custódia do elenco de José do Amaral “Maninho”.
Para além da dupla angolana, o evento conta com a participação de árbitros oriundos do Egipto, Tunísia, Togo, Quénia, Marrocos e Argélia.
Assim sendo, os juízes nacionais vão elevar os conhecimentos em vários domínios para estarem de «pedra e cal» nos nacionais que se disputam em Julho do corrente ano. Recorde-se que o Nacional sénior masculino terá lugar, na província do Huambo, de 18 a 29.
Por seu lado, a classe feminina realiza-se, na cidade de Moçâmedes, no Namibe, de 16 a 27 de Julho.
Conforme as previsões, Petro de Luanda e 1º de Agosto, em femininos, são os crónicos candidatos ao título, em virtude da experiência que reúnem nas provas sob a égide da federação angolana da modalidade.
Mas as militares, que somam oito títulos, são as campeãs em título, mercê do triunfo diante das petrolíferas, por 31-18, numa final disputada, na cidade do Lubango, Huíla. Já em masculinos, o Interclube detém uma ligeira vantagem sobre o clube militar, comandados por José Chuma.