A Federação Angolana de Xadrez (FAX) tem vindo a preparar o Campeonato Nacional de jovens, em ambos os sexos, que terá lugar na cidade do Cuito, província do Bié, no dia 1 de Abril próximo.
De acordo com o secretário-geral do órgão reitor da modalidade no país, Carlos Frades, o certame contará com a participação de 30 equipas.
Entretanto, Carlos Frades fez questão de assinalar que o seu elenco tem vindo a debater-se com demasiadas dificuldades, por forma a custear as despesas dos clubes inerentes à alimentação, assim como hospedagem.
O dirigente sublinhou que o seu elenco solicitou apoio institucional junto do governo provincial do Bié, tendo acrescentado que caso não venha a obter uma resposta a prova será adiada.
Apesar disso, Carlos Frades acredita que o governo provincial vai conferir apoio institucional, uma vez que tem apreço pelo «desporto ciência».
Quanto aos moldes de premiação, o dirigente garantiu que os vencedores serão contemplados com certificados de participação, bem como medalhas. “Pedimos apoio ao governo do Bié.
Continuamos sem resposta.
Se não recebermos durante esta semana iremos adiar a prova. Infelizmente, não temos plano b”, lamentou Carlos Frades.