As selecções Nacionais de andebol de cadetes e juniores em masculino falham os africanosdas respectivas categorias a decorrerem em Tunis (Tunísia), no mês de Setembro, por questões financeiras. Segundo uma nota da Federação Angolana de Andebol (FAAND) a qual este jornal teve acesso, a ausência de Angola nos referidos certames resulta de dificuldades de ordem financeira.
Ainda de acordo o documento, os principais custos das Selecções Nacionais são suportados pelo Governo angolano que, como éconsabido, vive actualmente momentos particularmente difíceis, o que obriga a todos um enorme esforço de avaliação ecompreensão dos constrangimentos orçamentais.
A nota faz menção que a direcção da FAAND reconhece o apoio financeiro que tem recebido do Governo angolano, o que permitiuno decurso do presente ano civil a presença das selecções nos Campeonatos do Mundo de juniores e de cadetes femininos,respectivamente na Macedónia e na China, tal como a participação da selecção sénior feminina nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que teve igualmente suporte do Governo angolano, por via do Comité Olímpico Angolano(COA).
Além disso, o órgão que tutela a modalidade no país, informa que tem vindo a declinar convites para a participação em determinados torneios internacionais, tendo já oficializado as entidades organizadoras dos Campeonatos Africanos, nomeadamente aConfederação Africana de Andebol (CAHB) e a federação tunisina. Recorde-se queos campeonatos acontecem de 9 a 16 de Setembro em juniores, enquanto que de 19 a 26 será o de cadetes.