O comentador Júlio Pinto “Viló” revelou, nessa Quinta-feira, que a «falta de ritmo competitivo» terá sido determinante no afastamento da Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol do Campeonato Africano das Nações (CAN), vulgo “Afrobasket”, que terá lugar, na cidade de Kigali (Rwanda), de 28 de Julho a 6 de Agosto do corrente ano.
Em declarações a este jornal, o analista fez questão de assinalar que o facto de as bicampeãs africanas não terem efectuado sequer um estágio pré-competitivo terá influenciado na eliminação do evento continental, resultante da derrota, na última Quarta-feira, diante da similar de Moçambique, por 90-82.
“Se a selecção angolana tivesse efectuado jogos de controlo com equipas de enorme valia, quer do continente berço, quer da Europa, não teríamos fracassado”, começou por dizer.
Júlio Pinto entende que o cinco nacional terá falhado, também, no “scouting”, acrescentando que a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) deve alterar o mais rapidamente possível os moldes de disputa dos campeonatos nacionais, na medida em que os clubes têm ficado demasiados meses sem jogar.
“Falhámos no Scouting.
A FAB deve alterar o calendário do basquetebol feminino, pois as jogadoras ficam paradas por largos meses”, finalizou.