Em entrevista ao jornal OPAÍS, a antiga judoca, Antónia Moreira “Faia”, disse que vai abrir no final deste mês ou princípio de Outubro uma academia de artes marciais, denominada Clube Desportivo Escola de Formação de Campeões, na rua da Vaidade, no município do Cazenga, em Luanda.
Antónia Moreira “Faia” fez saber que o objectivo do projecto na zona periférica da cidade capital é para ajudar os encarregados naquilo que é a educação no mundo das artes marciais. “Queremos mostrar algo diferente.
Ou seja, as pessoas não podem pensar que quem pratica artes marciais são marginais. Aliás, todas as modalidades de artes marciais têm uma filosofia, código moral, de modo que os praticantes possam ter uma boa conduta na sociedade”, explicou.
Faia acrescenta que o projecto vai ajudar a tirar alguns jovens das más acções, uma vez que vão ter a oportunidade de participar naquilo que são os treinamentos de artes marciais.
“Vai chegar uma fase em que os atletas vão disputar uma competição, logo vamos precisar de dinheiro para as inscrições, bem como para manutenção do tatame e outros equipamentos do clube.
Por isso, vamos sentar para definir o preço que os atletas vão pagar no acto de inscrição e mensal, mas posso aqui adiantar que será uma taxa simbólica”, revelou.
Antónia Moreira “Faia” realçou que a ideia é ter parceiros para poder ajudar naquilo que são as necessidades financeiras e materiais do projecto, de modo que os atletas possam trabalhar em condições.
“Vamos iniciar com meninos de cinco anos, visto que é a idade ideal para começar a praticar a modalidade de judo. Vamos fazer várias turmas de acordo com a idade dos atletas, em masculino e em feminino, bem como teremos uma turma para os adultos”, afirmou.
Quanto às modalidades de lutas que o projecto vai movimentar, Faia avançou que serão várias modalidades de artes marciais, uma vez que o objectivo, também, é trabalhar mais com as modalidades olímpicas, sem desprimor às demais.
“É um projecto que vai abranger aquilo que serão os Jogos Olímpicos de 2028, por isso, vamos nos apostar no judo, taekwondo, grego-romano, MMA e karaté-dó”, assegurou. Faia garantiu que os mestres serão angolanos.