Em declarações à imprensa, na terça-feira, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Moniz Silva, disse que a Selecção Nacional sénior feminina terá uma boa preparação, tendo em vista o Afrobasket da Côte D’Ivoire, a realizar-se de 25 de Julho a 3 de Agosto.
Após o combinado angolano ter eliminado a selecção de Moçambique, Moniz Silva reconheceu a força e determinação das atletas, uma vez que foram verdadeiras guerreiras dentro do campo.
“As jogadoras conseguiram responder da melhor maneira ao apoio do público que apareceu em grande número no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva”, disse. Moniz Silva sublinhou que o jogo de terça-feira frente a Moçambique, que culminou com a vitória de Angola por 65-58, foi uma boa propaganda para o basquetebol.
Aliás, o responsável federativo acrescentou que, por tudo quanto as meninas fizeram, mereceram a qualificação ao Africano da modalidade. Por sua vez, o treinador do combinado angolano, Paulo Macedo, felicitou as jogadoras pela vitória que valeu o apuramento para o Afrobasket da Côte D’Ivoire. “Agora vamos começar a pensar naquilo que será a preparação para o evento continental”, avançou.
A Selecção Nacional é bicampeã africana, uma vez que venceu o Afrobasket na cidade maliana de Bamako, em 2011, e em solo moçambicano, no ano de 2013. De recordar que Moçambique é o detentor do título, ou seja, já conquistou a prova por cinco vezes.