A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) lamentou o passamento físico do antigo capitão da Selecção Nacional da bola ao cesto, Ângelo Victoriano, ocorrido na madrugada de hoje, Sábado, vítima de doença, em Luanda.
De acordo com uma nota chegada à nossa redacção, Ângelo Victoriano, de 55 anos, teve um percurso que muito orgulha a família do basquetebol angolano e africano.
A mesma nota acrescenta que entre os seus feitos destacam-se o facto de ser vencedor de oito campeonatos africanos e de figurar no “FIBA Hall of Fame”.
Nascido a 8 de Fevereiro de 1968, Ângelo Victoriano começou a carreira desportiva em 1982, aos 14 anos, no Nova, bairro da Maianga.
Com 16 anos, Ângelo Victoriano transferiu-se para o Petro de Luanda, tendo depois sido convocado para a Selecção Nacional júnior, visando a disputa do Campeonato Africano das Nações em Moçambique.
Durante a carreira, o antigo extremo-poste conquistou quatro títulos de campeão nacional pelo Petro de Luanda na classe de seniores, seis pelo 1º de Agosto, um pelo ASA e igual número
pelo Queluz de Portugal.
Ao serviço do 1º de Agosto, arrebatou três troféus de clubes africanos, enquanto
pela Selecção Nacional de seniores conquistou oito títulos, sendo o primeiro em 1989.
Estreou-se no Campeonato do Mundo da Argentina em 1990, prosseguindo a carreira no Canadá (1994) e Estados Unidos (1998).