A Federação Angolana de Basquetebol apresenta no dia 16 de Fevereiro, em conferência de imprensa, na sua sede, a última Janela de qualificação ao Campeonato do Mundo deste ano na Ásia (zona africana), que Luanda acolhe de 20 a 28 de Fevereiro.
O certame vai decorrer no Pavilhão Multiusos do Kilamba, na capital angolana, com capacidade para 12.720 espectadores sentados, recinto construído em 2013 no âmbito do Campeonato do Mundo de hóquei em patins.
A última janela de apuramento ao mundial custará aos cofres do Estado entre 200 a 300 mil dólares americanos, segundo uma entrevista que o presidente da FAB, Moniz Silva, concedeu, em período anterior, ao programa “Domingo Desportivo”, da Televisão Pública de Angola (TPA).
Nas qualificativas, Angola ocupa a segunda posição da tabela classificativa do grupo E, com 12 pontos, contra 14 da Côte d´Ivoire, na liderança.
A série é constituída ainda por Cabo Verde, Nigéria, Guiné e Uganda.
O Egipto vai organizar, na mesma altura, a série F, que integra o Sudão do Sul, Senegal, Tunísia, RDC e Camarões.
Qualificam-se para o Campeonato do Mundo na Ásia os dois primeiros classificados de cada grupo de seis selecções cada e mais o melhor terceiro colocado no cômputo geral, totalizando as cinco vagas que o continente tem direito.
Os angolanos já disputaram os mundiais de Espanha (1986), Argentina (1990), Canadá (1994), Estados Unidos da América (2002), Japão (2006), Turquia (2010), Espanha (2014) e China (2019).