O presidente da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Bernardo João, reconheceu o apoio do Ministério da Juventude de Desportos (MINJUD) e do Governo Provincial de Luanda (GPL) para a realização da São Silvestre 2024, no âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.
Bernardo João disse que foi uma prova difícil de organizar, porque houve pouco tempo por causa do processo eleitoral que culminou com a sua reeleição. “Agradeço ao Governo de Luanda, na pessoa do antigo governador Manuel Homem, pelo trabalho feito para o sucesso da corrida”, frisou.
O atleta do Djibouti Honi Hirsi venceu a São Silvestre 2024 com o tempo de 29 minutos e 36 segundos. O pódio ficou completo com o Moumim Boughepop (Djibouti), em segundo, e Vicent Ntabo (Quénia), em terceiro.
O primeiro angolano a cortar meta foi João Cativa, do Interclube, com 31 minutos e 13 segundos. No top 10, constam Daniel Emídio ( 9.º) e David Elias (10.º). Em femininos, a vitória coube à queniana Valentine Jepkoech, com 34 minutos e 17 segundos. Adelaide Machado e Regina Receba, ambas do Interclube, ficaram nos lugares seguintes.