A selecçãodo Exército, conjunto desportivo das Forças Armadas Angolanas, conquistou pela primeira vez, no passado Domingo, a Taça 17 de Setembro de futebol onze, prova organizada no âmbito das comemorações do Herói Nacional, após golear, por 3-0, a equipa da Administração de Icolo e Bengo, em Luanda
Um golo no fim da primeira parte adicionado a mais dois na etapa complementar fechou o resultado que deu vitória ao conjunto do Exército, no Campo Municipal de Icolo e Bengo, onde decorreu a final da Taça que visou saudar a data do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto.
O primeiro tento foi apontado pelo avançado Jucelmo, que abriu caminho para o segundo e o terceiro executados por Hamilton e Foguinho, respectivamente, que aproveitaram a distração da defesa da equipa da administração para ampliarem a vantagem.
Com este resultado, a selecção do Exército poderá defender o título na próxima edição, a realizar-se em Setembro de 2024.
Reacções
Reagindo à conquista do troféu, o treinador da equipa das Forças Armadas Angolanas, Velário Cardoso, reconheceu o nível de preparação do adversário, mas referiu que o seu conjunto foi superior pelo facto de estar a trabalhar desde Janeiro.
“Encontramos uma boa equipa, preparada. Mas, temo-nos preparado para estes tipos de actividades desde Janeiro. Esta vitória é fruto de todo trabalho que temos vindo a fazer”, disse.
Por sua vez, o técnico da formação da Administração de Icolo e Bengo, João Fernando Pessoa, afastou a possibilidade de qualquer desmotivação no seio da equipa, e justificou a derrota com as falhas defensivas que determinaram a perda do troféu, além de atribuir maior profissionalismo ao adversário.
“Tivemos algumas falhas, a defesa não correspondeu como devia, isso também porque a equipa militar é muito profissional”, reconheceu.
Para o coordenador da subcomissão de Desporto das Festividades de 17 de Setembro, Bruno Francisco, as actividades desportivas, iniciadas no último Domingo, 10, são tradicionais a nível do município de Icolo e Bengo.
Relativamente ao jogo, reconheceu a capacidade do adversário que conseguiu arrancar o título conquistado na prova passada.
“Experiência nova é estarmos a jogar com a selecção do Exército, que foi para a final com a equipa da Administração de Icolo e Bengo.
Houve redução de desempenho para a equipa de Icolo e Bengo. Mas, foi um grande jogo, apesar da derrota”, considerou.