A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu em audiência, ontem, o ex-líder da União Interparlamentar (UIP), Duarte Pacheco. Em declarações à imprensa, no final do encontro de cortesia, o ex-líder da UIP disse: “Angola é a minha segunda pátria e eu tenho muito gosto em estar aqui novamente depois da histórica Assembleia em que eu passei a presidência a uma mulher e africana, a tanzaniana Tulia Ackson”.
Além disso, Duarte Pacheco agradeceu, ainda, ao Estado angolano pelo sucesso da conferência que o país acolheu, em Outubro de 2023, e que juntou mais de 150 nações e mais de mil deputados para discutirem a paz no mundo.
Angola é o primeiro país em África de expressão portuguesa a acolher uma Assembleia-geral da UIP, organização que conta com mais de 46 mil deputados de 179 parlamentos nacionais, cuja missão é promover a paz e a democracia.
Os parlamentares de todo o mundo discutiram, em Luanda, questões ligadas ao terrorismo e alterações climáticas. Na abertura do evento, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, apelou ser urgente que se calem as armas e “se dê lugar à diplomacia”, para que se salvem as vidas dos civis, crianças, mulheres e velhos, e se evite uma catástrofe humanitária nesses conflitos.
O Presidente angolano referiu também que a reunião aconteceu numa altura em que os povos do mundo em geral clamam por mais paz, justiça e por instituições cada vez mais inclusivas, e mais actuantes na construção dos propósitos globais da comunidade internacional.