O especialista em marketing desportivo, João Meia “Paulo de Angola”, disse, ontem, ao jornal O PAÍS, que o governo angolano deve seguir o exemplo do Rwanda que por via do programa “Visit Rwanda” tem atraído vários turistas através do desporto.
Para isso, João Meia defendeu ser imperioso aproveitar a Paz e Reconciliação Nacional, uma vez que o país abriu-se para o mundo para opção de destino de vários turistas. Paulo de Angola como também é tratado sublinhou que nos muitos turistas aproveitam a estadia no país para usufruírem de um conjunto de actividades desportivas de uma forma activa, independentemente da motivação principal da viagem, sendo fácil encontrar alguns em modalidades como o golfe, desportos náuticos e principalmente no futebol.
“O espectáculo desportivo tem-se desenvolvido de forma exponencial ao longo das últimas duas décadas, em parte devido ao desenvolvimento mediatizado de competições internacionais a nível nacional. Ou seja, numa nova forma de actividade económica na economia nacional com a consistência na realização de eventos desportivos com destaque para a Conferência de Negócios Desportivos (CONFENDA), evento que tem atraído anualmente turistas interessados em investir no desporto nacional”, explicou.
Para o especialista, o marketing desportivo tem-se afirmado como uma ferramenta para a exposição do turismo, atracção de turistas e o aumento da visibilidade das marcas. “É chamado com urgência os diferentes profissionais na estratificação e segmentação para que haja maior aproveitamento do marketing turístico através do desporto, mas salvaguardando a melhoria nos preços da rede hoteleira, segurança, comodidade, serviços de informação e o acesso à internet e transportes”, afirmou.
O especialista em marketing desportivo realçou a necessidade de se estabelecer como política de estado um plano de desenvolvimento que possa estabelecer parcerias entre os diferentes grupos, a fim de se proporcionar como cadeia de negócios, que se complementam na experiência de qualquer turista.