A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda é apontada como candidato ao primeiro lugar na Conferência Kalahari da Liga Africana de Basquetebol (BAL) que se disputa de 9 a 17 do corrente mês em Pretória, na África do Sul.
Segundo a imprensa, no palco da competição, o embaixador angolano parte como favorito, aliás, é a formação com mais história e conquistas africanas.
Os aspectos que tornam os petrolíferos principais candidatos passam pela regularidade em participações na prova, onde já esteve no pódio duas vezes, além de possuir um significante número de jogadores da Selecção Nacional.
Por conta disto, os três adversários, sem história na competição, são à partida, apontados como acessíveis para os seis jogos a serem disputados nos próximos oito dias.
O Petro é totalista na competição, seguida apenas pelo Monastir da Tunísia, que irá jogar a Conferência Sahara, no Senegal, de 4 a 12 de Maio.
No ano de estreia, em 2021, a representação angolana ficou em terceiro lugar, em 2022 subiu para a segunda, e na última edição baixou para a quarta posição, vencido pelo Al-Ahly do Egipto.
Para a ronda inaugural, amanhã, o embaixador angolano enfrenta a estreante equipa do Fus de Rabat de Marrocos, às 16 horas locais (menos uma em Angola).