A embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata, deslocouse a Chaumont para participar na homenagem à Selecção Nacional feminina de andebol, que competirá nos Jogos Olímpicos, de 26 deste mês a 11 de Agosto próximo, na cidade de Paris (França). A recepção à selecção angolana ocorreu sábado, no Pavilhão Palestra Chaumont, ao fim do dia.
Ao chegar ao local do evento, a Guilhermina Prata foi recebida pelo presidente da região, Stephane Martinelli, pela prefeita de Chaumont, Christine Guillemy, e pela governadora do Departamento do Haute-Marne, Régine Pam.
O evento prosseguiu com o desfile individual das integrantes do combinado nacional e das intervenções próprias da ocasião. O presidente da região de Chaumont foi o primeiro a intervir e destacou o orgulho da população de Chaumont em acolher as atletas angolanas.
Não deixou de apontar que foram feitos todos os esforços para que as hendecacampeãs africanas se sentissem em casa. Sublinhou ainda que este gesto simboliza a forte amizade entre os dois países evidenciada pela recente visita do presidente francês Macron a Angola.
Além disso, destacou o mural colocado no pavilhão Palestra de Chaumont como um marco histórico desta passagem das campeãs africanas pelas terras de Haute-Marne.
A prefeita de Chaumont, Christine Guillemy, enfatizou o orgulho em acolher o estágio da principal selecção de andebol feminino de África. Por outro lado, considerou o mural colocado no pavilhão Palestra de Chaumont como um marco histórico desta passagem das campeãs africanas pelas terras de Haute-Marne.
Já a governadora do HauteMarne, Régine Pam, sublinhou o entusiasmo dos cidadãos da sua terra especialmente dos jovens, ao receberem as atletas angolanas.