O embaixador do Japão em Angola, Jiro Maruhashi, visitou, ontem, a sede da Federação Angolana de Judo (FAJ), localizada no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda.
Segundo fonte federativa, Jiro Maruhashi manteve um encontro particular com o presidente do órgão reitor da modalidade, Hermenegildo dos Santos, tendo acrescentado que alguns treinadores e atletas também testemunharam a visita.
Na sequência deste encontro, a atleta angolana Diassonema Mucungui ofereceu a sua medalha de ouro conquistada no Luanda African Open, prova disputada em solo luandense.
Por sua vez, a judoca Luísa Viegas, da categoria +78 kg, apresentou oficialmente a medalha de ouro arrebatada no Campeonato do Mundo de Veteranos na categoria +78kg, na University Paris Sorbonne, em Abu Dhabi. Na senda da visita do embaixador do Japão em Angola, o presidente da FAJ,disse, ao jornal O PAÍS, que está feliz pelo facto de ter conseguido um parceiro para ajudar a massificar a modalidade.
Hermenegildo dos Santos explicou que a relação com a embaixada do Japão já existe desde 2021, depois de ter assumido os destinos da Federação Angolana de Judo. “No futuro, vamos ter abordagens mais específicas e concretas para uma cooperação com a embaixada em questão”, garantiu.