A falta de infraestruturas desportivas de especialidade continua a ser um dos grandes desafios para alguns países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), segundo a presidente da Federação Angolana de Ginástica (FAG), Elsa Pitra.
A propósito da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, que decorre na capital do país, Luanda, até dia 17 deste mês, a dirigente reconheceu que Angola não possui um pavilhão com as medidas internacionais, com meios e aparelhos das mais variadas disciplinas da ginástica.
Elsa Pitra lamentou, entretanto, que por este facto o país não organiza provas de carácter internacional nesta especialidade.
A responsável acrescentou que o país sediou a prova internacional de Tumbling, por ocasião dos Jogos da Região 5, em Luanda, na medida em que o Ministério da Juventude e Desportos adquiriu uma pista convencional desta modalidade, que foi entregue à FAG.
De acordo com Elsa Pitra, esta situação também acontece com alguns países membros da região, que vivem este deficit de infraestrutura.
A responsável compreende que a deficiência está na base de situações negativas que alguns dos países tiveram, como conflitos militares, bem como a falta de interesse de alguns Estados.